JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : Vigília: O tempo

Vigilia – O tempo



• Cânticos / oração inicial

• Introdução – Vi escrito em uma mensagem o seguinte:

"Um milésimo de segundo pode significar a glória ou o fracasso para um atleta. Um segundo pode significar a vida ou a morte para quem enfrenta o perigo. Um minuto pode significar o início de uma viagem ou um bilhete perdido para quem vai tomar o trem. Uma hora pode significar a concretização de um sonho ou o desvanecer dele para o aluno que está fazendo uma prova. Um dia pode significar a vitória ou a derrota para um candidato político. Um mês pode significar esperança ou angústia para uma mãe grávida que aguarda seu filho nascer. Um ano pode significar a prisão ou a liberdade para um encarcerado. Uma vida pode significar a felicidade de viver eternamente com Cristo ou a perdição eterna."



• Dinâmica: (dar fichinhas para as pessoas preencherem antes dando palpite de quanto tempo se usa para cada atividade. Depois conferir resultado) - Estatística - Universidade de Wisconsim. Em uma vida de aproximadamente 70 anos, o ser humano dedica:



20 anos para o sono e esportes;

15 anos para passeios e diversões;

5 anos enfeitando-se;

3 anos para a alimentação;

3 anos esperando algo ou alguém;

1 ano falando por telefone;

5 anos em vestir-se;

8 anos vendo televisão ou escutando programas radiofônicos;

5 meses calçando sapatos;

13 anos trabalhando.

- A pessoa que dedica 30 minutos diários à leitura da Bíblia, ao final de 70 anos de existência, terá empregado só um ano lendo a Bíblia.

- Se dedicar 3 horas semanais para ir à igreja, durante 70 anos, só terá dedicado um ano e três meses em render adoração ao Senhor.



• Vídeo – Eclesiastes 3

• Sermonete sobre o vídeo e leitura na Bíblia sobre o capitulo 3 – destacar entre as ações citadas aquilo que está em nosso controle, o que pensamos que está e o que realmente depende de nós.

• Momento de oração – girar no relógio

• Mensagem musical

• Dividir em duplas, dar as passagens bíblicas para que leiam e expliquem

1) Apocalipse 22:11 - É tempo de santidade ao Senhor.

2) Mateus 6:6 - É tempo de buscarmos intimidade com Ele.

3) Mateus 7:24-É tempo de edificarmos sobre a rocha que é Jesus.



• Momento de oração – girar o relógio



4) Mateus 28:19 - Sempre será tempo de pregarmos a Palavra.

5) Efésios 5:- É tempo de nos encher-mos do Espírito.

6) 1 Pedro 5:8 - É tempo de batalha e de vigiarmos.



• Mensagem musical ou congregacional



7) 1 João 4:7 e 8 - É tempo de amarmos.

8) Hebreus 13:17 -É tempo de obedecermos.



• Dinâmica de grupo – escolher 2 ou 3 pessoas / cada uma recebe 10 fichas contendo dias da semana e horário / dar a cada um 1 caixa de fosforo e 1 palito / enquanto o fosforo estiver aceso, ir virando as fichinhas e falando o que costuma fazer nesse horário / ver qual dos participantes vira mais fichas / depois perguntar: como se sentiram tendo que responder com o fosforo aceso? Seria diferente se não houvesse o fosforo?



• Momento de oração



9) Mateus 16:18 - É tempo de avançarmos contra o reino das trevas.

10) 1 Coríntios 15:57 ,1 João 5:4 -É tempo de vitória.



• Encerramento: Deus colocou um tempo para todas as coisas. Assim como um bebe, cresce no ventre e depois que sai do ventre, e se torna menino e homem, assim há tempo para viver cada momento que Deus nos proporciona. Nada em Deus é por acaso. O tempo também tem seu espaço em cada ser vivente na terra e em todo universo. Se há tempo até de nascer estrelas no céu, há tempo para cada plano de Deus em cada homem e o que o rodeia.



Se o tempo faz parte de tudo que há em todo o sistema do universo, também está relacionado a nós que somos filhos de um Pai Todo Poderoso. Sendo assim, cada um de nós deveríamos cuidar mais do tempo que nos é dado, para fazer atos importantes, que estão dependurados no cabide de coisas pendentes ou na gaveta de coisas inacabadas. Acima de tudo devemos seguir a Palavra de Deus, pregar o evangelho a toda criatura, e realizar as obras que o Pai nos disse que fizéssemos. Não deixe que alguém roube o seu tempo tão precioso! Definitivamente é tempo de não perder tempo!

Encenação final – narrador / moça / pai

A Flor e as Bênçãos de Deus...



NARRADOR: (Moça entra com uma pasta lotada de papéis e senta-se à mesa, escrevendo, atendendo ao telefone...) Havia uma jovem muito rica que não conseguia conciliar tudo na sua vida; o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área.



Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido...

E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois...

Até que um dia, seu pai, ( Entra o pai segurando um vaso com uma linda flor)um homem muito sábio, lhe deu um presente: UMA FLOR caríssima e raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. E disse à ela:



PAI:" Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina!

Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores."



NARRADOR: A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual .Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, (a moça volta às tarefas e se esquece da flor) o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto.



Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! (Moça encena, e há agora um vaso com flores mortas). Estava completamente morta, sua raízes estava ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu:



PAI: Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido, sua família e seus amigos.



NARRADOR: A família, os amigos, os irmãos em Cristo são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.

Aquela moça se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela.

Cuide das pessoas que você ama!

Você Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado?

Lembre-se sempre da flor, pois como ela são as Bênçãos do Senhor, Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar.

Não permita que os muitos afazeres do dia-a-dia (importantes e necessários) tomem o tempo do que é essencial para a nossa salvação e de nossos queridos.

Por isso temos hoje a oportunidade de recomeçar uma nova vida em Cristo Jesus.



• Entrega das lembrancinhas

• Hino e oração final


Colaborador: Celly Amorim Sorigotti